sábado, 2 de outubro de 2010

# Galáxias, Estrelas e o Sol



Demorou mais ou menos um bilhão de anos para que surgisse a primeira galáxia no universo. As galáxias são grandes aglomerações de matéria cósmica, regidas pela presença de uma ou mais estrelas. Diariamente, estrelas vão desaparecendo e surgindo em todo o universo.


A galáxia da qual a Terra faz parte possui aproximadamente 100 bilhões de estrelas, tem forma espiralada e é chamada de Via Láctea. Contudo, uma destas estrelas é de extrema importância para a vida em nosso planeta: o Sol. Em torno do Sol, orbitam nove planetas e diversos satélites (naturais e artificiais), formando o Sistema Solar. Acredita-se que o Sistema Solar tenha surgido a partir do agrupamento de poeira cósmica e diversos gases em um determinado ponto da Via Láctea. As partículas iam se aglomerando e criando uma massa compacta, com um campo gravitacional cada vez maior, atraindo assim mais partículas e gases.


Após alguns milhões de anos de condensação, a massa do material que deu origem ao Sol atingiu cerca de 10 milhões de graus Celsius. A partir de então, uma fusão nuclear entre átomos de hidrogênio ocorre de dois em dois, produzindo núcleos de hélio. Estas reações nucleares liberam enormes quantidades de energia, emitidas na forma de calor e luz, dando origem ao Sol. Estas reações continuam ocorrendo no interior do Sol, mantendo o calor e a luz desta estrela, que deve ter aproximadamente 5 bilhões de anos.



OS PLANETAS E A TERRA


Acredita-se, dentre as diversas teorias sobre o surgimento dos planetas, que eles tenham sido formados pelos restos da poeira espacial que deu origem ao Sol. Com o passar do tempo, esta matéria cósmica se condensou ao ponto de constituir corpos com densidades capazes de mantê-los afastados do Sol, mesmo estando em sua órbita.


Desta mesma forma, acredita-se, surgiu a Terra. Na sua composição inicial, provavelmente apresentava uma alta concentração de ferro e diversos minerais. Com o acúmulo destes materiais, a Terra desenvolveu um campo gravitacional capaz de aprisionar gases como o hélio e o hidrogênio. Foi assim que surgiu a atmosfera primária. Contudo, esta primeira atmosfera provavelmente foi arrastada pela turbulência das fortes emissões de energia solar.


Depois a Terra desenvolveu a atmosfera secundária, formada lentamente pelos gases liberados do interior do planeta e acumulados na superfície. Acredita-se que estes gases eram: gás carbônico (CO2), nitrogênio (N2), amônia (NH3), hidrogênio (H2), metano (CH4) e vapor de água (H2O). Neste período, grandes forças de compressão atuavam sobre os elementos, resultando em altíssimas temperaturas que impossibilitaram a existência de uma superfície sólida na Terra, que durante aproximadamente 700 milhões de anos era apenas uma bola incandescente formada por rochas fundidas.


Com o passar dos anos, a Terra foi se resfriando, dando origem a uma camada de rocha sólida: a Crosta Terrestre. Ainda assim, a temperatura no planeta era muito alta, impedindo a concentração de água na forma líquida. Com a concentração do vapor de água na atmosfera, ocorre um processo chamado Ciclo das Chuvas, onde o vapor formava densas nuvens que se resfriavam e caíam na forma de chuva. Ao entrar em contato com a alta temperatura da crosta terrestre, essa água voltava a se transformar em vapor e este processo tinha início novamente, de forma cíclica.


Em determinado momento, a crosta se esfria, possibilitando o acúmulo da água em sua forma líquida na superfície. Este acúmulo de água deu origem aos primeiros oceanos e mares - o cenário ideal para a origem dos primeiros seres vivos do nosso planeta.